sexta-feira, agosto 24, 2007

180 anos de presença evangélica no Rio de Janeiro

Protestantismo de imigração: Chegada e reorientação teológica

Este é o assunto da palestra que será apresentada no próximo encontro do Núcleo Rio de Janeiro da Fraternidade Teológica Latino-Americana (Brasil). Clique aqui para ver o texto que será apresentado.

A palestra será feita por Antonio Carlos Ribeiro, pastor luterano (IECLB), doutorando em Teologia pela PUC-Rio. Na ocasião teremos exemplares do livro Amor e Discernimento (Ed. Paulinas), sobre a ação do Espírito na vida das igrejas. Clique aqui para ver a resenha deste livro.

No último encontro foi decidido que as próximas reuniões do Núcleo devem acontecer em casas de formação teológica do Grande Rio, visando maior aproximação com os estudantes de Teologia. A convite da Faterj, teremos lá nosso próximo encontro, conforme dados abaixo.

Data e horário: 29 de agosto, quarta-feira, às 18:30 horas. Local: Faculdade de Teologia do Rio de Janeiro (Faterj/Ibec) Endereço: Av. Meriti, 2470 - Vila da Penha - (Largo do Bicão) - Rio de Janeiro. (A Faterj funciona nas dependências da Primeira Igreja Batista de Vila da Penha).

Aproveitamos para agradecer ao Pr. Manoel Bernardino e ao Seminário Teológico Congregacional, que generosamente nos acolheram no encontro anterior, quando falou o colega Alessandro Rocha, a quem também agradecemos pela palestra sobre Teologia Sistemática, a partir de seu livro, que tem o mesmo título.

Aguardamos você e seus convidados neste nosso sexto encontro. Não esqueça: É dia 29 de agosto, quarta-feira, 18:30 horas na Faterj.

Saudações evangelicais,

Clemir Fernandes
Núcleo Rio da FTL-B

domingo, agosto 19, 2007

Email enviado por Clemir Fernandes a lista de discussão da FTL-RJ.

Voltando no final da noite (16/08/07) de mais um dia de aulas, ainda no trânsito, recebi ligação de minha esposa, dando a triste informação já
veiculada aqui na Lista do falecimento do querido mestre Darci.

Numa hora destas a tristeza toma conta da gente, as lembranças são retomadas e memórias são recuperadas...

Cheguei em casa e fiquei até agora comentado com amigos, ao telefone, acerca da trajetória do mestre que influenciou gerações, alunos seus e muitos outros.

O nome do pr. Darci se associa a muita coisa digna de ser citada, dentre as quais destaco, de cabeça:
1) A metodologia da pesquisa (seu livro A arte da Investigação Criadora (Juerp) é um sucesso científico e editorial);
2) A atuação pastoral com ênfase no evangelho integral (como o ministério na Igreja Batista Bom Retiro, no Rio) é apenas um exemplo);
3) Seu compromisso com a justiça e a capacidade administrativa (como ilustra sua gestão como diretor executivo da Visão Mundial do Brasil);
4) A atuação no magistério teológico e secular, na graduação e na pós, sempre competente, respeitado e querido pelos alunos (tanto no STBSB, na Uerj, na Unigranrio etc).
5) Sua vasta produção intelectual, que soma vários livros e artigos, em diversos assuntos, da teologia à pastoral, por exemplo.
6) O envolvimento e participação ativa, inclusive em nível de direção, em diversos movimentos e organizações cristãs, como a Associação Evangélica Brasileira e a Fraternidade Teológica Latino-Americana, para ficar em dois exemplos...
7) Seu trabalho como editor, (por exemplo, na Juerp), como bibliotecário (responsável pela Biblioteca David Malta, do STBSB, nos anos 80) etc.
8) Etc etc etc.

Pensei hoje em outras pessoas queridas que faleceram nos últimos tempos e como foram apresentadas pelo OJB, como Marcílio de Oliveira Filho e Waldemiro Tymchak. O primeiro foi denominado " Sr. Louvor" e o segundo, "Sr. Missões". Pensei que a expressão "Sr. Ação Social", embora seja reducionista em função da amplitude da trajetória do pr. Darci, é algo que se aplica com justiça.

Bem, poderia falar muito, como outros listeiros também, inclusive, destacar memórias de minha grata relação pessoal com o pr. Darci, mas me atenho àquela que terminou sendo a última vez que nos encontramos. Foi no último dia 4 de agosto, quando ele e Nancy estiveram no culto de meu aniversário de 40 anos...

O último e-mail que ele me enviou eu estava ainda para responder... Agora somente no céu.

Deus seja louvado pela contribuição marcante ao Reino de Deus de Darci Dusilek, querido mestre, e pela vida de sua família, por quem oramos e nos solidarizamos,

Clemir Fernandes

Perda de Dusilek deixa lacuna na teologia batista

Antonio Carlos Ribeiro


Rio de Janeiro (RJ) - Faleceu o pastor batista e professor Darci Dusilek, coordenador do setor de Teologia da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), no dia 16 de agosto, vítima de uma parada cardíaca. A perda de Dusilek (1943-2007) deixa uma significativa lacuna no pensamento batista brasileiro, especialmente na área de Teologia Sistemática.


Dusilek era bacharel em teologia e filosofia, especializado em documentação científica e mestre em ciência da informação. Era professor da Unigranrio, da Faculdade de Teologia Batista do Rio de Janeiro, antigo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, e do Seminário de Duque de Caxias. Atuou como pastor, professor e executivo da Visão Mundial do Brasil, quando coordenou projetos com diferentes igrejas evangélicas no Brasil.


Exerceu a função de presidente da Convenção Batista Brasileira, e recentemente, a coordenação de atividades universitárias. Era detentor do Título de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro e autor de diversos livros e artigos.


Entre suas obras destacam-se A arte da investigação criadora (Juerp), Igreja em peregrinação, Marcas da Igreja, Oásis no deserto, Amargura ou amar cura?, A igreja; Modelos de Igreja em O Novo Testamento e O Futuro da Igreja no Terceiro Milênio (Horizonal), Predestinação e eleição e Teologia ao Alcance de Todos (inclusive você) (Unigrario), e O que Deus sabe do meu futuro (GW).


Dusilek era casado, tinha um filho e uma filha. O culto de ação de graças por sua vida e trabalho, na tarde do dia 17, reuniu centenas de pessoas na Capela do Seminário do Sul.