segunda-feira, fevereiro 26, 2007

João Hélio, Ronaldo, Carlos Henrique, Daniele, Romenique, Tiago, Diego, Patrícia, Wanderson...

Marcelo Jaccoud da Costa

O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade, e à convivência familiar e comunitária.

Portanto, é dever também das igrejas, como parte da sociedade, antes mesmo que do poder público, assegurar a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes quando a família não consegue fazê-lo.

Este pequeno artigo tentará demonstrar como a igreja pode assegurar a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes a partir da realidade do Rio de Janeiro atual em uma perspectiva de missão integral.

Informações sobre o autor: assistente social da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, membro da Segunda Igreja Batista de Duque de Caxias e autor do Blog da Rua.

Clique aqui para ver a íntegra deste texto.

terça-feira, fevereiro 06, 2007

Teologia de Missão Integral

TEOLOGIA PROTESTANTE LATINO-AMERICANO: UM OLHAR A PARTIR DA TEOLOGIA DE MISSÃO INTEGRAL.

Alessandro Rodrigues Rocha

Para que o mundo e, em especial a América Latina, ouça a voz de Deus. Nisto se resume a tarefa da Teologia de Missão Integral: fazer a voz de Deus ser ouvida em sua integralidade, e, pela integralidade dos homens e mulheres, que em nosso continente tão marcado pelas investidas do mal presentes nas estruturas de opressão, vivem suas vidas.

Para o pleno cumprimento desta missão a Teologia de Missão Integral tem refletido e produzido a mais três décadas. É sobre esta reflexão e produção que queremos nos debruçar, no intuito de compreender este teologia a partir de sua metodologia, até o específico de sua práxis.

Informações sobre o autor: pastor Batista, Bacharel em Teologia STBSB, Bacharel em Teologia CES/JF, Pós-graduado em Ciências da Religião UGF-IBEC, Mestre em teologia STBSB, Doutorando em Teologia PUC-RIO, Coordenador acadêmico da FATERJ, Pesquisador da CAPES.

Clique aqui para ver a íntegra deste texto.