segunda-feira, maio 05, 2008

Teologia quer dialogar com a Cultura

Antonio Carlos Ribeiro*

Criar canais de diálogo com a cultura contemporânea a partir do
trinômio Fé-Ciência-Transdisciplinaridade. Este é o tema do I Simpósio
Internacional de Teologia (PUC-Rio) - desafios e horizontes para a
Teologia no diálogo com a cultura contemporânea, realizado na
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, de 1 a 3 de abril.
A escolha do tema se deve à crise de sentido que afeta as dimensões da
vida humana e surgiu do ambiente no qual o aparato de natureza
filosófica, científica e técnica tem dificuldade em encontrar resposta
na ordem jurídica e institucional, no alcance de consensos mínimos.

Entre os conferencistas os teólogos Andrés Torres Queiruga, da
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha; Manfredo de Oliveira,
da Universidade Federal do Ceará; Luiz Carlos Susin, da Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul; e a teóloga Elisabeth
Schüssler Fiorenza, da Universidade de Harvard, EUA. Houve a
participação de teólogos e teólogas católicos e protestantes
brasileiros, de diferentes escolas teológicas e de diversas regiões do
país, debatendo temas que relacionam teologia e física, ciências
humanas, ciências da religião, cultura, resiliência e pastoral, e
bíblia e ecologia.

Queiruga articulou o binômio Fé e Ciência, lembrando momentos
históricos de diálogo e até de tensões, e propondo nova aproximação
para o mundo contemporâneo. O diálogo da teologia com a ciência é
fundamental num mundo que preza pela autonomia, reconhecendo-a como
vontade de Deus, sem deixar de resguardar a área específica de
intervenção da ciência. E introduziu alguns questionamentos em relação
à oração de petição. Após a conferência, ele respondeu às perguntas
dos mais de 300 ouvintes, que lotavam o auditório do Centro de
Pastoral Anchieta. Essa participação superou as expectativas dos
organizadores.

Elisabeth Schüssler Fiorenza proferiu a primeira palestra do dia com o
tema As Escrituras e o Império, e movimentou a platéia, abordando as
questões sobre feminismo e gênero. Nas palavras da autora: "feminismo
é a noção radical de que as mulheres são pessoas". Ela também elencou
elementos da linguagem do Império Romano e as diferenças religiosas
contidas nas Escrituras cristãs, fazendo uma relação com a
globalização e as relações de poder.

A autora ainda criticou a forma com que a religião se apropria da
Bíblia, afirmando que a Sagrada Escritura é utilizada para legitimar a
exclusão de homossexuais e de feministas, garantir o divino, dominar e
ameaçar. Ela assegurou que a civilização humana tem interesse numa
leitura plural e tolerante, e apontou alguns caminhos possíveis,
sugerindo explorar o conceito de sabedoria na Bíblia e a necessidade
de se comprometer com uma teo-ética no mundo atual. No cosmopolitismo
da sabedoria, a Bíblia deve ser a luta do conteúdo sobre a
interpretação. A atuação ministerial feminina é vista como convite a
todos à sabedoria, rompimento com a lógica imperial, a dominação e a
visão segura.

Manfredo de Oliveira discorreu sobre Teologia e Ciências, destacando
que o novo quadro é composto da ciência moderna e das tecnologias que
daí provêm. Estas devem ser parceiras de diálogo para a Teologia que,
segundo Rahner, tem diante de si o mundo e os seres humanos, sem
perder de vista que as "Ciências têm o direito de falar de coisas
particulares, mas são incompetentes para falar do universal. Já a
filosofia e a teologia labutam com o universal". E lembrou que, para
John McDowell, "não há fronteira exterior para além da fronteira
conceptual".

Frente a esse quadro, "acreditar não é embotar as perguntas, por isso
a fonte d dinamismo da teologia se situa na gênese do raciocínio
humano, segundo Clodovis Boff. Também não se deve esquecer que a
teologia é saber do Absoluto, não saber absoluto", citou Agenor
Brighente. A teologia deve se dar conta de que não tem o monopólio das
falas sobre Deus porque a verdade é aberta aos discursos humanos. Isso
deve fazê-la perder a pretensão de ser mais que humana, sem perder de
vista que busca a presença do absoluto no mundo e do mundo no absoluto
e que o Reino de Deus é sentido de todos os sentidos, e é garantido a
todos, até aos derrotados da história.

Luiz Carlos Susin lembrou que a importância da teologia vem da
reflexão de que a fé cria comunidade e a comunidade cria a fé. A
teologia é vista como educadora da razão, para que a fé seja razoável
e a razão tenha limites. A palavra theoria, etmologicamente, é uma
visão do conjunto, como a de Deus. Por outro lado, só a Igreja é
insuficiente como lugar para a Teologia. O diálogo ajuda a evitar a
diluição do humano, lembrando Lévinas: "o subjetivismo é um abismo que
jamais devolve os cadáveres que engole". Se as ciências integram as
culturas mais vastas nas sociedades mais vastas, são as sociedades que
se tornam os espaços teológicos.

No projeto de Bento XVI, o diálogo da teologia com a sociedade
pluralista tem dificuldades no campo da cultura, não volta às fontes
cristãs, enquanto o ateísmo recrudesce. Para a sociedade muçulmana,
dialogar com os cristãos é conversar com o espaço secular moderno e
iluminista (Regensburg), e o valor moderno da liberdade religiosa dos
indivíduos (batismo do mulçumano), incompreensível para quem a fé é
inseparável da cultura e da sociedade.

* Teólogo e jornalista
http://lattes.cnpq.br/5999603915184645

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