terça-feira, maio 08, 2007

Manifesto em solidariedade ao teólogo Jon Sobrino

Fraternidade teológica latino-americana – Brasil
Núcleo Rio de Janeiro

A teologia deve ser uma reflexão a serviço da vida e da missão da Igreja, na caminhada no presente e em direção ao futuro do Reino de Deus. Muitas vezes essa reflexão, quando brota de um compromisso com a radicalidade do evangelho, choca-se com os caminhos e escolhas institucionais da Igreja e dos que se denominam cristãos e cristãs na encruzilhada da história.


Jon Sobrino apresenta na sua obra esse compromisso com o fazer teológico como abertura para a realidade tal qual presente no chão da América Latina, como promoção do paradigma do Reino de Deus que é esperança para os pobres e marginalizados deste continente. Nesse sentido, a obra teológica de Sobrino tem sido referência para milhares de cristãos e cristãs que desejam se comprometer com Uma Outra América Latina Possível na vida doada e sacrificada a todos e a todas as vítimas de um sistema sócio-econômico injusto e desigual.


Sem entrar no mérito da proposta cristológica e metodológica de Sobrino, motivo pelo qual vem a ser notificado pela Congregação para a Doutrina da Fé da Igreja Católica Romana, o Núcleo do Rio de Janeiro da Fraternidade Teológica Latino-Americana - Brasil manifesta sua solidariedade com o teólogo Jon Sobrino porque entende que processos de cerceamento da reflexão teológica ferem um princípio basilar de nossas sociedades democráticas como as liberdades de pensamento e expressão como Direito Humano fundamental, e acabam por estancar uma das formas mais dinâmicas pelas quais o Espírito sopra sobre a Igreja levando-a em direção ao futuro.

Nenhum comentário: