segunda-feira, junho 04, 2007

Faleceu o sociólogo Waldo César

Antonio Carlos Ribeiro

Rio de Janeiro (RJ) - Faleceu neste domingo, dia 3, aos 84 anos, o sociólogo, romancista e líder ecumênico Waldo César. Intelectual de formação religiosa protestante, foi bolsista do Instituto do Conselho Mundial de Igrejas, coordenou a seção de religião das enciclopédias Delta Larousse e Mirador Internacional, coordenou a Campanha Mundial contra a fome da FAO (ONU), participou da criação da Editora Paz e Terra, atuou na coordenação da Conferência Evangélica do Brasil, destacando-se na organização da Conferência do Nordeste, na década de 60, fez parte do Núcleo de Pesquisas do Instituto de Estudos da Religião (ISER), assessorou diversas ONGs e instituições eclesiais e foi colunista do Jornal do Brasil.

A cerimônia fúnebre foi presidida pelo Pastor Mozart Noronha, com a participação dos Pastores Edson de Almeida Fernandes, Luís Longuini Neto, Carlos Alberto, Zwinglio da Mota Dias e José Roberto Cavalcante, da Pastora Margarete Emma Engelbrecht e da Diácona Vilma Petsch.

A pregação foi feita por Rubem Alves, que falou de esperança e saudade e leu uma oração do pastor batista norte-americano Walter Rauschenbush. Em seguida, foram lidas cartas de pêsames do Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Moderador do Conselho Mundial de Igrejas, Pastor Walter Altmann, do Pastor Sinodal do Sínodo Sudeste (IECLB), Pastor Guilherme Lieven, do Secretário Executivo da Fundação Luterana de Diaconia, Pastor Sílvio Schneider, e do ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Prof. Luiz Eduardo W. Wanderley.

O antropólogo Otávio Velho e os sociólogos Jether Pereira Ramalho e Luiz Alberto Gómez de Sousa, amigos de longa data, fizeram um memorial da amizade e da influência intelectual de César nos diversos movimentos estudantis, de caráter ecumênico e no enfrentamento do regime ditatorial. Destacaram-se as presenças dos Reverendos Elben César (IPB) e Carlos Cunha (IPU), do sociólogo Ivo Lesbaupin, do antropólogo Flávio Conrado e de outros intelectuais ligados ao Instituto de Estudos da Religião (ISER). O culto de despedida foi realizado no dia 4, às 11 horas, na Paróquia Bom Samaritano, e o supultamento, no Cemitério São João Batista, às 14 horas.

Um comentário:

rosaram@gmail.com disse...

Estou a procura de um livro do sociólogo Waldo Cesar: Para Uma Sociedade do Protestantismo no Brasil. Ed. Vozes
Será que alguém sabe onde posso encontrar?
Rosa Maria