domingo, agosto 19, 2007

Perda de Dusilek deixa lacuna na teologia batista

Antonio Carlos Ribeiro


Rio de Janeiro (RJ) - Faleceu o pastor batista e professor Darci Dusilek, coordenador do setor de Teologia da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), no dia 16 de agosto, vítima de uma parada cardíaca. A perda de Dusilek (1943-2007) deixa uma significativa lacuna no pensamento batista brasileiro, especialmente na área de Teologia Sistemática.


Dusilek era bacharel em teologia e filosofia, especializado em documentação científica e mestre em ciência da informação. Era professor da Unigranrio, da Faculdade de Teologia Batista do Rio de Janeiro, antigo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, e do Seminário de Duque de Caxias. Atuou como pastor, professor e executivo da Visão Mundial do Brasil, quando coordenou projetos com diferentes igrejas evangélicas no Brasil.


Exerceu a função de presidente da Convenção Batista Brasileira, e recentemente, a coordenação de atividades universitárias. Era detentor do Título de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro e autor de diversos livros e artigos.


Entre suas obras destacam-se A arte da investigação criadora (Juerp), Igreja em peregrinação, Marcas da Igreja, Oásis no deserto, Amargura ou amar cura?, A igreja; Modelos de Igreja em O Novo Testamento e O Futuro da Igreja no Terceiro Milênio (Horizonal), Predestinação e eleição e Teologia ao Alcance de Todos (inclusive você) (Unigrario), e O que Deus sabe do meu futuro (GW).


Dusilek era casado, tinha um filho e uma filha. O culto de ação de graças por sua vida e trabalho, na tarde do dia 17, reuniu centenas de pessoas na Capela do Seminário do Sul.

Nenhum comentário: