segunda-feira, junho 22, 2009

60 anos do movimento Diretriz Evangélica: Memória, homenagem e compromisso

A celebração de um culto de Ação de Graças na terça-feira, dia 16/06/09, comemorou os 60 anos do Movimento Diretriz Evangélica, que enfatizou a interpelação da mensagem cristã diante da sociedade brasileira. Realizado na capela do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, na Tijuca, após uma mesa de debates, o evento reuniu lideranças evangélicas e público de cerca de 200 pessoas.

Na mesa de debates que antecedeu o culto, o teólogo Ricardo Luiz de Freitas fez um breve histórico do Movimento mostrando a relação de Diretriz Evangélica com a teologia da missão integral da igreja, especificamente com o tema da responsabilidade social da igreja, que viria a ser tópico do Pacto de Lausanne, apenas a partir de 1974. Ele destacou as sementes do que viria a ser adotado por Lausanne, pelo menos 25 anos antes pelo pessoal da Diretriz. (O texto completo da apresentação encontra-se neste blog).

Dr. Alexandre Castro falou de uma "história deslembrada" dos evangélicos brasileiros, enfocando que, por interesses ideológicos, tentou-se apagar os grandes movimentos sociais na caminahada do protestantismo brasileiro, como a ação das Ligas Camponeses, com forte presença e participação de evangélicos. Que a história oficial procurou falar de um triunfalismo evangélico deslumbrado, ao tempo que faz uma história propositadamente "deslembrada". E finalizou falando da importância do Movimento que, numa perspectiva dialógica, estabeleceu contato com pelo menos três grupos, a saber: 1) com os evangélicos de uma maneira geral, fugindo do exclusivismo dominante no interior de muitas denominações, 2) com a sociedade brasileira e seus diversos atores sociais, discutindo os problemas de sua época, 3) Com as tendências políticas daquele contexto, como Capitalismo e Socialismo, tendo uma análise crítica consistente de ambos os sistemas.

Pr. David Malta Nascimento fez breve análise da realidade brasileira e mundial hoje e desafiou as gerações mais novas ao compromisso evangélico em suas dimensões sociais e políticas, na perspectiva da construção do Reino de Deus.

O culto teve a participação de grupos vocais e instrumentais, além da congregação que cantou hinos surgidos sob a inspiração dos congressos, publicações, colunas em jornais, através da participação de jovens intelectuais neste movimento, especialmente de 1949 a 1964. O grande homeageado foi David Malta Nascimento, reitor emérito do Seminário, pastor emérito da Igreja Batista de Barão da Taquara e que completou 90 anos recentemente. Ele recebeu uma bíblia das mãos do Pastor Iomael Santana e ouviu um relato histórico do movimento do Pastor Silvino Neto, em forma de poema. (O poema encontra-se neste blog).

A pregação foi proferida pelo Pastor Carlos César Novaes, que baseou-se em Isaías 40.9 e enfatizou a mensagem que destaca elementos nem sempre perceptíveis. Mencionou as dificuldades enfrentadas por pastores que debatiam questões sociais, especialmente na ditadura militar, e lembrou que ao pregar no sepultamento de Lutero, Filipe Melanchton destacou os melhores portadores da mensagem do evangelho: o profeta Isaías, Jesus Cristo, o apóstolo Paulo, Agostinho de Hipona e o reformador alemão. (A íntegra do sermão encontra-se neste blog).

Transmitido ao vivo pela internet, o evento foi promovido pelo núcleo carioca da Fraternidade Teológica Latino-americana (FTL-RJ), com apoio da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas), do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, da Sociedade Bíblica do Brasil (Rio), do Instituto de Estudos da Religião (ISER), da Igreja Batista Barão da Taquara, da Comunidade Batista do Rio, da Juerp e da Faterj.

Nenhum comentário: